Campeonatos Nacionais de Clubes da 3.ª e 2.ª Divisão decorreram em Tomar com grande competitividade
O Complexo de Piscinas de Tomar foi palco, no último fim de semana (29, 30 Novembro e 1 Dezembro), dos Campeonatos Nacionais de Clubes da 3.ª e 2.ª Divisão, uma organização da Federação Portuguesa de Natação que contou com o apoio da Associação do Distrito de Santarém e da Câmara Municipal de Tomar. Na 3.ª Divisão estiveram em competição 47 clubes e 437 nadadores, numa disputa intensa pelos lugares de promoção à 2.ª Divisão da época 2026/2027, sendo que apenas os quatro primeiros classificados, em masculinos e femininos, garantiam o acesso ao escalão superior, enquanto os quatro últimos ficam obrigados a disputar a fase de qualificação na próxima temporada.
Relativamente à subida à 2ª divisão em primeiro lugar femininos ficou o Clube Nacional de Natação, em segundo lugar Clube Desportivo Feirense, em terceiro lugar Louletano Desportos Clube e por ultimo lugar da promoção o Clube de Natação da Maia. Já no setor masculino em primeiro lugar ficou Clube de Natação de Alcobaça, em segundo lugar Sporting Clube de Espinho, em terceiro lugar Ba Leiria / Sk Coffee 1 e por ultimo em lugar de promoção Clube Desportivo Feirense. Referencia dos clubes da nossa Associação em femininos sexto lugar o Clube Desportivo de Campinho, décimo terceiro o Sporting Clube de Espinho, em trigésimo primeiro o Associação Estamos Juntos e por ultimo o Academia Cult Rec Concelho Castro Daire. Já no setor masculino em décimo primeiro o Gafanha da Encarnação, em vigésimo o Academia Cult Rec Concelho Castro Daire, em vigésimo primeiro Associação Estamos Juntos e em vigésimo oitavo o Clube Desportivo de Campinho.
Já no Nacional da 2.ª Divisão, 35 clubes e 452 nadadores estiveram a lutar, durante os dois dias de competição pela melhor classificação que lhes permita, em 2026/2027 competir na 1.ª Divisão. Nesta prova, apenas foram promovidos os primeiros três clubes masculinos e femininos, sendo que os últimos quatro serão despromovidos à 3.ª Divisão. Assim ascenderam à primeira divisão feminina em primeiro lugar Clube Naval Do Funchal, em segundo lugar Palmela Desporto, E.M. e em terceiro lugar Assoc Desp Rec Cult Colegio Int Monte Maior. Já no setor masculino em primeiro lugar Clube Náutico de Leiria – VOID, em segundo lugar Palmela Desporto, E.M. e em terceiro lugar Gesloures – Gestão Equipamentos E.M.. Referencia também aos clubes da nossa Associação em femininos em decimo terceiro lugar o Académico Viseu Futebol Clube e em vigésimo terceiro o Gafanha da Encarnação. No setor masculino em vigésimo Académico Viseu Futebol Clube e em vigésimo segundo o Clube Desportivo de Estarreja.
A ANCNP enaltece, por fim, o desempenho de todos os clubes filiados, sublinhando que os resultados alcançados refletem o empenho contínuo de dirigentes, treinadores e atletas no desenvolvimento e valorização da natação ao nível regional e nacional.